sexta-feira, 28 de março de 2014

A suplementação pode fazer mal para a nossa saúde? Nutricionista responde

Quando a suplementação é recomendada?Quando realmente existe necessidade e com uma avaliação criteriosa da alimentação e de exames bioquímicos.
Quais os tipos de suplementos mais recomendados?
Whey protein, maltodextrina, dextrose, BCAA, glutamina, creatina e caseína.
A suplementação pode causar doenças renais?
Não deve causar problemas renais, porém, existem pessoas que já têm algum histórico na família e podem manifestar com o consumo inadequado de suplementos. E obviamente, com a alimentação errada.
Se ingeridos em excesso, os suplementos podem causar doenças renais? Que suplementos podem causar doenças renais?
A suplementação utilizada de forma errônea e com a inclusão de anabolizantes pode, sim, causar doenças renais. Infelizmente ainda existem profissionais no mercado que indicam o uso de anabolizantes.
As proteínas e, principalmente, a creatina, são suplementos que ficaram com a fama de causar as doenças renais, mas muitos estudos já comprovaram que isso não procede. O que sabemos é que quando existe uma doença renal diagnosticada devemos diminuir bastante o consumo de proteínas, pois a função do rim está diminuída.
whey
Quais as principais doenças renais?
A principal é a doença renal crônica, em que o paciente perde as principais funções do órgão e o poder de filtração. Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, consiste em lesão renal e perda progressiva e irreversível da função dos rins (glomerular, tubular e endócrina). Em sua fase mais avançada, chamada de fase terminal de insuficiência renal crônica-IRC, os rins não conseguem mais manter a normalidade do meio interno do paciente.
Por que existe essa polêmica?
Porque um dos fatores de risco para o desenvolvimento da doença é a proteinúria. Ou seja, presença de proteínas na urina. Se a ingestão de proteína for muito elevada e o paciente já tiver algum histórico, existe uma probabilidade maior de desenvolvimento.
Não há riscos se a pessoa tomar suplementos conforme a indicação do nutricionista?
Isso vai depender do nutricionista que o paciente consultar. O ideal é que sempre exista um controle dos exames bioquímicos, mas nem sempre os pacientes fazem. Muitos acreditam que os exames importantes para o nutricionista é somente relacionado a colesterol, triglicerídeos, glicemia, etc. Sabemos que isso não é verdade.
suplementos-300x225
Qual a sua recomendação para quem toma ou está pensando em tomar suplemento?
Procure um profissional. A suplementação não é indicada somente olhando para o céu. Ela deve ser calculada de acordo com sua ingestão diária. Temos cálculos que precisamos fazer, tanto de carboidratos quanto de proteínas, ao longo do dia e pré, durante e após atividade física.
Existe uma quantidade diária recomendada de suplementos?
Há uma quantidade adequada de macronutrientes, que são carboidratos, proteínas e lipídeos. Os suplementos são compostos desses nutrientes. Existem artigos do Journal of International of Sports Nutrition que o profissional deve seguir, pois foram realizados diversos estudos com base científica comprovando a quantidade e a eficácia da suplementação.
O suplemento deve ser sempre prescrito por um profissional da saúde?
O nutricionista deve sempre fazer a prescrição. A legislação que rege a profissão do nutricionista diz que somente o profissional nutricionista pode fazer esse tipo de indicação. Nem educador físico, nem médico e outro profissional podem fazer. O ideal é fazer um trabalho sempre em conjunto.
Superdica na nutri
Não utilize os suplementos sem corrigir a sua alimentação. De nada adianta colocar um quadro maravilhoso do Romero Britto em uma casa caindo aos pedaços. Procure melhorar a sua alimentação e inclua os suplementos com a indicação de um nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário